Pesquisa e desenvolvimento em nutrição animal: mais produção e menos impacto ambiental


Pesquisa e desenvolvimento em nutrição animal: mais produção e menos impacto ambiental


O conceito Ambiental, Social e Governança, doinglês Environmental, Social & Governance (ESG), se tornou um ponto crucial para o crescimento sustentável das empresas, e sua aplicação nunca foi tão relevante quanto hoje. No entanto, o sucesso dessa onda verde só existe se for acompanhado de uma série de ações e ferramentas que realmente gerem benefícios para o planeta e para as pessoas em geral. Sem isso, será impossível fazer avanços.

Nesse contexto de iniciativas positivas, a ARK GROUP, empresa referência em especialidades ambientais, vem elevando o patamar da sustentabilidade em seus processos com o desenvolvimento e o teste de novos produtos, criando mecanismos para mensurar o impacto de suas ações no meio ambiente. O objetivo é aprimorar as práticas atuais na produção global e, assim, contribuir para a demanda mundial por alimentos de forma segura e saudável – um propósito baseado na excelência científica e trabalho sustentável.

 

Os esforços de sustentabilidade da indústria de nutrição animal atuam em diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), principalmente n° 2, fome zero; n° 3, boa saúde e bem-estar; n° 12, consumo e produção responsáveis; n° 13, ação climática; n° 14, vida abaixo da água; e n° 15, vida em terra.

 

 

Além do objetivo abrangente de promover maior bem-estar animal, as medidas do setor de rações se concentram em três áreas:

USO INTELIGENTE DOS RECURSOS ALIMENTARES

Nossos protocolos de pesquisa priorizam a otimização da conversão alimentar e a preservação da qualidade da ração com o uso de ingredientes alternativos. Isso gera economia de recursos financeiros e naturais (alimento).

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Buscamos por eficiência nutricional e que permitam a redução das emissões de amônia e metano, bem como os requisitos de energia. Assim, contribuímos com a descarbonização da produção. Reduzir o uso de antibióticos para manter sua eficácia para as gerações futuras.

ANIMAIS MAIS SAUDÁVEIS

Novos produtos alimentícios podem ser grandes aliados na redução pela demanda de uso de antibióticos pelos animais, auxiliando inclusive  na manutenção da sua eficácia quando requisitado.

Investir em inovação vai muito além de reduzir os impactos ambientais da atividade de criação animal. É possível manter a produção mais próspera em seus negócios com aumento da produtividade e consequentemente com a melhoria da oferta de alimentos em quantidade e qualidade, sem necessariamente expandir as operações.